CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

          A CAUL foi fundada em 07 de dezembro de 1949 em reunião de orizicultores na vila de São Marcos sob a liderança de João Ramão Fagundes. Foi denominada de Cooperativa Rizícola Uruguaiana Ltda(CRUL). Seu primeiro Conselho de Administração e fiscal ficou assim constituído:

Pres. João Ramão Fagundes
Diretor Comercial. Mário Dalla Vechia
Diretor gerente – Benhur de Mesquita Caldas

1* Conselheiro — Tomé Mendes Ribeiro
2* Conselheiro — Álvaro Cidade
3* Conselheiro — Dário Pereira
4* Conselheiro –Tocantin Rocha

CONSELHO FISCAL
Oscar Guggiana
Nuno Riet D`arriaga
Ari Muller
Suplentes:
Hermínio Guedes
Antonio José Ennes
Inácio Lucena

          Em reunião de AGO no dia 15 de fevereiro de 1951 os associados da CRUL decidiram comprar um engenho de beneficiamento de arroz de propriedade da firma Industrial Arroz S/A – Produção Indústria e Comércio de arroz de Uruguaiana, empresa esta que pertencia a um grupo de associados.

          A partir destas novas instalações, já em Uruguaiana, no dia 20 de agosto de 1951 passou a operar com beneficiamento de arroz. Neste ano encerrou-se a administração João Fagundes. No interregno de 1951 a 1966, desenvolveu-se a gestão de Francisco Valls Repiso, período de prosperidade com a ampliação da sua capacidade de secagem e armazenagem, acompanhando o próprio crescimento da lavoura orizícola.

          Destacou-se muito nesta época, seu diretor comercial, Lino Argante Barzoni pelo dinamismo e capacidade empreendedora, assumindo a presidência da cooperativa no período de 1966 a 1972. O próximo presidente foi Francisco Ancinello no período de 1972 e 1973, sendo substituído por Lauro Beheregaray Delgado no período de 1973 a 1974. Neste momento a CAUL filia-se a FECOTRIGO pensando então numa possível diversificação de atividades agrícolas.

          Simultaneamente por sugestão do então bispo diocesano Dom Augusto Petró muda seu nome para Cooperativa Agrícola Uruguaiana Ltda (CAUL ). Em 1974 assumiu a direção Nevaldo Oliveira Saenger, dando inicio a um novo período de crescimento e prosperidade que duraria até 1980. Assumiu então Newton Figueiredo Gonçalves. Neste período houve a aquisição junto a Camil de uma estrutura de secagem e armazenagem junto a Br 472 a 5 km de Uruguaiana, complexo este que era lindeiro a um terreno já pertencente a Caul de 5,6 há, configurando-se a estrutura definitiva da CAUL que persiste até hoje. Newton permaneceu até 1987 .

         De 1987 até 1993 em duas gestões consecutivas, retorna a presidência o conceituado orizicultor Nevaldo Saenger, proporcionando um novo ciclo de expansão da capacidade de produção. Em 1993 assume o comando da CAUL o Eng Agr Luiz Alberto Barbará González que comandou modificações fundamentais na sobrevivência da instituição encerrando o setor industrial e voltando-se unicamente ao processo prestador de serviço de secagem e armazenagem ao associado.

          A partir dos anos 2000 a reestruturação da Caul passou a consolidar uma nova dinâmica da Cooperativa renovando drasticamente seu quadro social e alicerçando bases para um novo ciclo de crescimento. A gestão de Luiz Alberto perdurou até 2015. A partir de 2015 assumiu Ariosto de Macedo Pons Neto que permanece até hoje, dando continuidade ao processo de modernização de CAUL.